terça-feira, 17 de julho de 2012

Extinção da floresta de araucárias

Antigamente, a Mata das Araucárias ou dos Pinheiros-do-Paraná, estendia-se do sul dos estados de Minas Gerais e São Paulo até o sul do Rio Grande do Sul.Na sombra dos pinheiros, cresciam muitas outras espécies, como o cedro,, a canela, a gameleira, a timbuia e o angico entre outras.

Mas este ecossistema está praticamente extinto e com ele, diversas espécies de animais, inúmeras aves e insetos que se alimentavam do pinhão, fruto dos pinheiros, também estão ameaçados de extinção pois durante 150 anos, a Mata dos Pinhais alimentou a indústria madeireira do Sul, que a empregava na construção de casas e no fabrico de móveis. Mais tarde, por volta dos anos 20 a 60, descobriu-se o mercado externo para a araucária, e a consequente escassez dos pinheiros que leva a ter um enorme desequilibrio no ecossistema e na vida aminal.

Hoje, metade das araucárias ainda restantes está confinada em "museus", ou seja, as áreas de preservação aos cuidados dos estados e do governo federal. Restam menos de 300.000 hectares, área equivalente a uma das grandes fazendas do Norte do País, que representam a adaptação da Mata Atlântica a um clima subtropical, mais temperado.O que faltaa, é a consiencia do homem para ver que estar acabandoo com um tipoo de mata que possa demorar anos para poder ser recontitiuda ou talvez nem mesmoo com muitos anos para ou ser replantar ou reconstituida.



Fonte:Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário